quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

12 - Num Pé Só

                      01 -     Eu vi um pé.
                                  Não sei o dono.
                                  Se comprido, se delgado
                                  Se tão curto ou se tão chato.

                      02  -    Eu vi um pé.
                                 Não sei se direito ou esquerdo, mas um pé.
                                 Era um pé sem rastro
                                 E não andava por faltar outro pé.

                      03  -   Eu vi um pé.
                                Talvez de coelho,
                                Se quiser de conversa
                                Mas, do tamanho de um pé.

                      04  -  Eu vi um pé.
                               Era um pé descalço,
                               Ou era calçado?
                               De qualquer jeito era apenas um pé.

                     05  -  Já sei. Eu vi um pé.
                              E era um pé silenciosos mas afinado
                              Era um pé-de-ouvido
                              Vizinho do outro pé, o do cabelo.

                     06  -  Eu vi um pé
                              Já disse, sem rastro, também sem cheiro
                              Era quem sabe, um pé em falso
                              Ou um pé imóvel: o da montanha.

                    07  -  Eu já disse: eu vi um pé.
                             Em todo lugar ele estava: no quarto, na sala, na cozinha
                             Em muitos objetos: na cadeira, na mesa, na cama...
                             Era doce e irrequieto: era-de-moleque.

                   08  -  Eu vi um pé.
                            Além de muito entrelaçado continha rugas
                            - De galinha!
                            Quem dera eu tivesse mão pra pegar no seu pé.

                  09  -  Eu vi um pé encostado na casa:
                            - O pé-da-porta!
                            E olhe, se tinha lá um pé
                            Outro pé existiu cá.

                  10  -  Eu vi sim. Era um pé.
                           Não cheguei a tocá-lo, mas era um pé-quente.
                           Quando falei pra uma criança, ela disse:
                           -Era um Pé-grande!

                  11  -  Eu vi um pé.
                            Desengonçado. - Era de-cabra?
                            Ou poderia ser do dono?
                            Era apenas mais um pé, quem sabe um pé-de-grilo?

                  12  -  Eu vi um pé.
                           E o outro pé onde estava?
                           - Já sei. - O outro pé
                           Era o pé-da-cova.

                 13  -  Juro que eu vi um pé.
                          Mas onde estava o outro pé?
                          - Fosse de quem fosse tinha o pé no chão.
                          -E no outro lado da rua?

                14  -  Eu juro que vi um pé.
                         Do outro lado da rua?
                         Devido a um pé-de-cana
                         Parece ter pé-de-briga.

               15  -  Não nego que vi um pé.
                         Eu estava tão sozinho...
                         Eu estava ali sentado...
                         Mas o pé estava de pé.

               16  -  Eu disse que vi um pé.
                        Numa noite tão chuvosa!
                        Se ela só tinha um pé
                        Certamente era um pé-d'água.

               17  -  Eu vi um pé.
                        Mas no dia anterior
                        Num tal show de Rock and Roll
                        Encontrei um pé-de-valsa.

              18  -  E eu que só vi um pé,
                        No entanto, disse-me um homem
                        Que ao Banco foi rever
                        Seu singelo pé-de-meia.

              19  -  Mas eu só vi mesmo um pé.
                        Muitos sentem tantas dores:
                        Pé-do-dente e na barriga
                        Se tem pé tem confusão.

              20  -  Eu vi um pé.
                       Mas  com certeza tinha mais
                       Pois do contrário
                       Ficaria sem-pé e sem-cabeça.

             21  -  Com o recurso do humano responda:
                       Com a pressa do pensamento,
                      Que pé é capaz de chegar de uma forma mais ligeira?
                      - Muito bem, respondeu certo, se tão rápido é pé-de-vento.

            22  -  Eu vi um pé.
                     Mas se não há condição
                     Só diga que náo dá pé
                     Se contudo não quiser aplique-lhe um pontapé.

            23  -  No contexto eu vi um pé
                     Era um sutil pé-de-gato
                     O pior que aconteceu
                     Foi o tal de pé no saco.

           24  -  Eu vi um pé,
                    Caminhava tão sozinho,
                    Da distância foi medida,
                    Se na água é pé-de-pato.

          25  -  Eu vi um pé.
                    Mas quando raiou o sol
                    Já mudei a tradição
                    Troquei o pé pela mão.

          26  -  Eu vi um pé que mancava
                   Reclamava de uma dor
                   Era um tal pé-de-atleta
                   Protestando do calor.

         27  -  Eu vi, era mesmo um pé
                   Não mudei os denotados
                   Respeitei ao pé da letra
                   Os dizeres procriados.

         28  -  Repito, só vi um pé.
                   Neste mundo de hipocritas
                   Vale a pena dar no pé
                   Pois se você bobear te pegam no contra-pé.

         29  -  É claro que eu vi um pé.
                  Comunguei na sacristia já fugindo do pecado
                  Pois se encontro outro pé frio
                  Ai meu Deus, estou ferrado!

         30  -  Sei tudo que eu vi no pé:
                  Tinha dedos, tinha calor,
                  Mas o gol tão desejado
                  O pé-mucho tem falhado.

         31  -  Eu vi um pé
                  Sem engano bem sambado,
                  Quem é sábio põe na forma
                  Conhecido peé quadrado.

         32  -  Eu só encontrei um pé.
                   Se você encontrar outro,
                   Rotule-o.
                   Dê um nome pro seu pé.



                                     Assis Costa
          




                         
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário